Os Cristãos e as Boas Obras
por
John A. Kohler, III
1 - As boas obras do cristão dá aos outros homens uma justa razão para glorificarem a Deus, o Pai (Mateus 5:16; 1 Pedro 2:12).
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (Mateus 5:16).
Tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. (1 Pedro 2:12).
2 - As boas obras do cristão foram ordenadas por Deus na eternidade passada (Efésios 2:10).
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas (Efésios 2:10).
3 - As boas obras do cristão fazem com que ele seja verdadeiramente rico neste mundo (1 Timóteo 6:17-18).
Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos; que pratiquem o bem, que se enriqueçam de boas obras, que sejam liberais e generosos. (1 Timóteo 6:17-18)
4 - As boas obras do cristão são produzidas nesta vida através da aplicação das Sagradas Escrituras (2 Timóteo 3:16-17).
Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra (2 Timóteo 3:16-17).
5 - As boas obras do cristão servem como um exemplo para os outros e envergonha os seus inimigos (Tito 2:6-8).
Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós (Tito 2:6-8).
6 - As boas obras do cristão devem ser feitas com zelo (Tito 2:14).
O qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras (Tito 2:14).
7 - As boas obras do cristão devem ser cuidadosamente supridas (Tito 3:8,14).
Fiel é esta palavra, e quero que a proclames com firmeza para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras. Essas coisas são boas e proveitosas aos homens...Que os nossos também aprendam a aplicar-se às boas obras, para suprir as coisas necessárias, a fim de que não sejam infrutuosos (Tito 3:8,14).
8 - As boas obras do cristão devem ser encorajadas por outros cristãos e motivadas pelo amor (Hebreus 10:24).
E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras (Hebreus 10:24).
8 - As boas obras do cristão devem se visíveis, uma manifestação tangível do fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23).
Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei (Gálatas 5:22-23).
“As boas obras da vida cristã foram ordenadas por Deus no mesmo tempo em que nossa eleição aconteceu (Efésios 2:10). Elas foram cuidadosamente preparadas e designadas para o povo escolhido de Deus, antes do mundo começar. Estas boas obras fazem com que os eleitos de Deus 'mostrem' que são o povo de Deus. Quando Deus nos escolheu 'nEle antes da fundação do mundo' (Efésios 1:4), as 'boas obras' da vida cristã estavam automaticamente envolvidas” (Robert Selph).
fonte: http://www.monergismo.com/textos/obras/obras_kohler.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário